XADREZ MEMÓRIA

Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos...

16/11/14

CAMPEONATO DO MUNDO...A SÉRIO! Fischer-Spassky

Pois...quem veio aqui pelo "Carlão" X "Anão" desengane-se. Aquilo é tão emotivo, mas mesmo tão emotivo que o meu vai para velho coração já não aguenta. É mesmo! Emoção a rodos, relatado e tudo com verve, com "panache" pela Santa Casa da Mesericórdia do Xadrez internacional quem tem uma base no chess. Então não ver um 26...Ce5 de 1400 de Elo e quase 0:1 e perder a partida é obra. Claro muito cansaço, de tanta partida disputada ( 6!!!), muita tensão nervosa, um grande campeonato do mundo de "sueca", desculpem...xadrez. Pois, só que eu começo a acreditar em coisas,  noutros submundos no mundo do xadrez. Existiram sempre e sempre existirão. Temos pena. Como pena temos dos ingénuos que vão alimentando este triste mundo do xadrez atual. Lá vai a "Mula" do Karsten de parceria com o Dvoretsky fazer um livro do estilo "Tragicomedy in the Midllegame: Instructive Mistakes of the Masters" - ( brinco como é óbvio, e o com o mesmo título in the Endgame é um livro fabuloso para demonstrar tanta coisa óbvia sobre o desconhecimento absoluto de muitos GM do topo sobre finais - desculpem Rubinstein, Schlechter, Capa, Botvinnik, Fischer, Karpov tão douta e inculcada ignorância de muitos bimbos GM apesar de tanta experiência acumulada de xadrez - que nem sabem , nem querem saber.
Assim mundial, mas uma coisa com algum cheiro a naftalina , mas artigo de luxo, de bom gosto, com "griffe".

Da Revista Observador nº 81 de Setembro de 1972 (42 anos!) esta reportagem muito bem escrita mas mistério: não tem assinatura, nem do artigo nem no índice da revista. Alguém saberá desvendar o mistério? Ou será uma tradução de qualquer agência de notícias?
Aí vão pois as páginas para o  já vosso conhecido "right click and save!" que sou um mãos largas pois claro.









1 comentário:

  1. O erro do Fischer contra o Spassky a largar um bispo na estrutura de peões com 29...Bxh2 sem ver g3 e realizar um cálculo simples, também foi uma boa malha!

    ResponderEliminar